terça-feira, 20 de agosto de 2013

SETE ANOS DE CIÊNCIAS DENTRO DOS 30 ANOS DA ESCOLA GERMANO SPERB


Minhocário de garrafa pet: as minhocas são recicladoras

Texto: Professora de Ciências Débora Cristina Schilling Machry

Estudando com as turmas de 6ºs anos o conteúdo sobre a importância dos solos para a agricultura, resíduos sólidos orgânicos/ inorgânicos e animais trabalhamos com um ótimo recurso didático para aula prática: o minhocário feito dentro de uma garrafa pet..
O minhocário em questão foi criado e desenvolvido pela professora Débora Cristina Schilling Machry a partir de pesquisas em revistas e livros. Há muito tempo atrás numa revista chamada minimonstros Débora viu o primeiro minhocário de garrafa. Muitas ideias foram multiplicadas desde lá. Meus alunos são muito criativos e tornam o experimento cada vez mais interessante pois sempre adaptam materiais, sugerem novas práticas e tentativas. Este minhocário foi divulgado no V Congresso Internacional de Educação na Unisinos.
O minhocário é um vivário ( uma amostra da realidade que imita as condições reais do ambiente onde o animal ou planta vive) fácil de ser desenvolvido .
Vantagens do uso do minhocário em aulas práticas:
  1. É feito com resíduo inorgânico e orgânico que todos têm em casa ;
  2. Barato pois o material é descartado;
  3. Fácil manejo e cuidado, basta ter em casa um lugar com sol;
  4. As observações são feitas em casa e o aluno se dedica a uma pesquisa com resultados, aprendendo a avaliar hipóteses criando até algumas teorias;
  5. Muito simples para ser transportado;
  6. Interessante, curioso e dá resultados algumas horas depois;
  7. Após ser desmanchado os alunos utilizam o resíduo para fazer objetos práticos para seu dia-a-dia ( reciclam com criatividade pois o material não deve ser descartado mas sim valorizado por suas características);
  8. Os alunos adoram fazer o experimento e muito mais ainda seus resultados;
Resultados:
É possível ver as galerias que as minhocas fazem no solo. Os alunos entendem por que as minhocas afofam a terra, pois os caminhos deixados pelos animais permitem a entrada de ar, água e com isto as raízes das plantas conseguem crescer pois absorvem melhor a água e os sais minerais do solo, etapa importante da fotossíntese.
Neste ano na EMEF Germano Sperb , 68% dos alunos da turma 6A1 da manhã e 40% dos alunos da 6 A2 da tarde, conseguiram comprovar com suas observações e pesquisas que as minhocas são “arados vivos”, que buscam seu alimento orgânico na superfície do solo, levam o mesmo para seu interior, lá reciclam o resíduo ( o que “ninguém de nós mais quer”, só os decompositores como fungos, bactérias, aves... ) e fazem um bem enorme para todos os seres vivos.
As minhocas fazem seu trabalho silenciosamente, não esperam recompensas mas são extremamente úteis para a produção de alimentos. No solo que tem minhoca, há vida: portanto chamamos estes animais invertebrados de corpo mole de BIOINDICADORES.
 Abaixo um vídeo com o trabalho da aluna Victória Cristina C. de Souza:









Minhocários construídos pelos alunos:






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