Minhocário
de garrafa pet: as minhocas são recicladoras
Texto:
Professora de Ciências Débora Cristina Schilling Machry
Estudando com as turmas de 6ºs
anos o conteúdo sobre a importância dos solos para a agricultura,
resíduos sólidos orgânicos/ inorgânicos e animais trabalhamos
com um ótimo recurso didático para aula prática: o minhocário
feito dentro de uma garrafa pet..
O minhocário em questão foi
criado e desenvolvido pela professora Débora Cristina Schilling
Machry a partir de pesquisas em revistas e livros. Há muito tempo
atrás numa revista chamada minimonstros Débora viu o primeiro
minhocário de garrafa. Muitas ideias foram multiplicadas desde lá.
Meus alunos são muito criativos e tornam o experimento cada vez mais
interessante pois sempre adaptam materiais, sugerem novas práticas e
tentativas. Este minhocário foi divulgado no V Congresso
Internacional de Educação na Unisinos.
O minhocário é um vivário (
uma amostra da realidade que imita as condições reais do ambiente
onde o animal ou planta vive) fácil de ser desenvolvido .
Vantagens
do uso do minhocário em aulas práticas:
- É feito com resíduo inorgânico e orgânico que todos têm em casa ;
- Barato pois o material é descartado;
- Fácil manejo e cuidado, basta ter em casa um lugar com sol;
- As observações são feitas em casa e o aluno se dedica a uma pesquisa com resultados, aprendendo a avaliar hipóteses criando até algumas teorias;
- Muito simples para ser transportado;
- Interessante, curioso e dá resultados algumas horas depois;
- Após ser desmanchado os alunos utilizam o resíduo para fazer objetos práticos para seu dia-a-dia ( reciclam com criatividade pois o material não deve ser descartado mas sim valorizado por suas características);
- Os alunos adoram fazer o experimento e muito mais ainda seus resultados;
Resultados:
É possível ver as galerias que
as minhocas fazem no solo. Os alunos entendem por que as minhocas
afofam a terra, pois os caminhos deixados pelos animais permitem a
entrada de ar, água e com isto as raízes das plantas conseguem
crescer pois absorvem melhor a água e os sais minerais do solo,
etapa importante da fotossíntese.
Neste ano na EMEF Germano Sperb
, 68% dos alunos da turma 6A1 da manhã e 40% dos alunos da 6 A2 da
tarde, conseguiram comprovar com suas observações e pesquisas que
as minhocas são “arados vivos”, que buscam seu alimento orgânico
na superfície do solo, levam o mesmo para seu interior, lá reciclam
o resíduo ( o que “ninguém de nós mais quer”, só os
decompositores como fungos, bactérias, aves... ) e fazem um bem
enorme para todos os seres vivos.
As minhocas fazem seu trabalho
silenciosamente, não esperam recompensas mas são extremamente úteis
para a produção de alimentos. No solo que tem minhoca, há vida:
portanto chamamos estes animais invertebrados de corpo mole de
BIOINDICADORES.
Abaixo um vídeo com o trabalho da aluna Victória Cristina C. de Souza:
Abaixo um vídeo com o trabalho da aluna Victória Cristina C. de Souza:
Minhocários construídos pelos alunos:
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